Transitions (não as lentes do óculos…)

Toc, toc. Quem é? O ADULTISMO.

Não se trata de angariar mais responsabilidades. Elas sempre existiram, desde os cinco anos. Crianças possuem responsabilidades e, todas elas, alinhadas com a maturidade a que podem adimpli-lás. Todas as responsabilidades são proporcionais, e a agonia de um pré-adolescente frente à prova de Química Orgânica é a exata mesma agonia de um chefe executivo durante a crise econômica.

Virar adulto não implica em responsabilidades mais severas. Já diria meu pai que o problema particular é sempre o maior problema do mundo. Não se pode comparar problemas. Você quer passar o Carnaval em Salvador, mas tem que trabalhar no feriado: é um problema. Uma criança sofre de inanição no Chifre da África: é um problema. Quem ganha? Quem pode se queixar e quem deve sofrer calado? Comparações são sempre estúpidas e raramente dão em lugar qualquer.

Vinte e poucos anos é uma fase complicada: quer-se ser adolescente a qualquer custo, experimentar a vivacidade de uma juventude que está no seu age. Paradoxalmente, é o momento de escolhas mais complicadas, mas definitivas, mais agonizantes. Trocar um trabalho pelo outro, diferir expectativas, desistir dos sonhos e pregar o pé no chão, seguir ou ficar, adentrar ao mundo ou ao mercado de trabalho, inconseqüência ou responsabilidade, intercâmbio ou estágio, prazer ou currículo, fazer por si ou ajudar os outros: escolher, decidir, seguir firme com a escolha.

Amigos  vaqueiros, não tenho conselhos a isso. Por natureza, sempre fui o mais indeciso possível. A mudança é estado inato do meu ser-natural. Meu maquinário não sabe decidir se quer rodar no sentido horário ou anti-horário. Ficar em cima do muro, porém, eu sei que não é uma opção. O máximo que podemos fazer é fechar os olhos e pular. Só que com os dedos cruzados, para dar sorte, e torcer pra um destino pacífico.

Sábado é dia de pool party na Karine com os mimosos. Desse compromisso, at least, eu tenho certeza de presença. Nesse, I GO!

 Beijos,

Caio

Leave a Reply

