Prás amiga fica bunita

Via UOL Moda e Estilo

O verão está aí; comece já o seu caminho para adquirir a tão desejada “barriga tanquinho”

Apesar do tempo feio, a primavera chegou e o verão daqui a pouco está batendo na porta. Se você quer chegar à praia ou piscina exibindo uma barriga sarada, ou apenas melhorzinha, ainda dá tempo. Hora H desta semana traz dicas para começar o seu caminho para adquirir a tão desejada “barriga tanquinho”.

É claro que para ter o abdômen com gomos definidos, formados pela hipertrofia dos músculos abdominais, é preciso muito exercício, e, mais, a perda de gordura corporal (por meio de exercícios aeróbicos), para deixar a musculatura em evidência. Por isso, é sempre hora de começar.

Getty Images

Modelo desfila em Miami (17/02/06)

 

Antes, no entanto, é importante perceber que a musculatura do abdômen é a responsável direta pela boa postura, além de colaborar nos processo digestivo e respiratório.

São os músculos abdominais que ajudam na sustentação da região lombar da coluna, evitando que ela trabalhe em demasia. Caso o abdômen esteja flácido, desenvolvemos uma tendência de inclinar seu corpo para frente, que gera um estresse muito grande nas costas.

Quando fortalecemos os músculos abdominais estamos protegendo nossa coluna, aumentando a flexibilidade, força nas costas e boa postura.

De acordo com o personal trainer Gunther Fernandes, professor de Educação Física, a “barriga sarada” é o resultado de três coisas na sua rotina: uma dieta balanceada, exercícios abdominais e alguma atividade aeróbica, tudo feito com acompanhamento profissional e muita disciplina.

“O primeiro passo para quem quer iniciar uma atividade esportiva é fazer uma avaliação cardiológica prévia, que deve sempre incluir teste ergométrico feito por cardiologista habilitado, para procurar possíveis alterações cardíacas durante o esforço”, explica o personal trainer.

Depois de feita esta avaliação, é necessário estabelecer uma dieta balanceada, de preferência com um nutricionista com especialização em práticas desportivas, para estabelecer a melhor dieta para durante e depois das atividades físicas.

Segundo a nutricionista Suely Oliveira, “a dieta balanceada fornece todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia. Busca-se o equilíbrio entre ingestão e gasto calórico que é diferente para cada pessoa. Levamos em conta vários fatores, como idade, sexo, peso, altura, e patologias que acarretem dietas especiais, como hepatite, pancreatite, hipertensão”.

A nutricionista alerta para o fato de que para ter um abdômen malhado há outros fatores envolvidos: “Nós temos dois tipos de músculos, lisos e estriados. Cada indivíduo tem um potencial diferente de desenvolver sua capacidade muscular. Uns mais para alongamento, outros para hipertrofia. Por isso algumas pessoas podem alongar muito melhor, enquanto outras podem desenvolver músculos mais facilmente”.

De um modo geral, deve-se começar aos poucos as séries de exercícios e ir aumentando gradativamente as repetições. “A meta nas primeiras semanas é que o aluno consiga fazer três séries de 20 repetições para cada grupo muscular, com intervalos que variam de 40 segundos a um minuto. Depois começa a fase dos mesmos exercícios com pesos. São necessárias três vezes por semana, no mínimo para conseguir os primeiros resultados”, conta Gunther.

Por fim, além dos exercícios sugeridos, que de preferência devem ser feitos com acompanhamento profissional para evitar, por exemplo, os erros de postura, recomenda-se que se faça alguma atividade aeróbica, como caminhada rápida, bicicleta, corrida ou natação, especialmente adequada se você tiver problemas de articulação.

 

Caia é pra você essa aqui

beyjas

lucas

 

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: